quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Engrenagens das fragmentadoras


Engrenagens das fragmentadoras

        As engrenagens podem ser plásticas, mistas ou metálicas. Engrenagens Plásticas, qualquer travamento brusco (inserção de mais folhas que a capacidade máxima da máquina), a primeira peça que irá quebrar é a engrenagem, manutenção essa de aproximadamente 25 % do valor da fragmentadora.
        As empresas que comercializam fragmentadoras normalmente possuem fragmentadora com dispositivo plástico ou em aço em sua linha de produtos, já que se utilizam para o setor corporativo fragmentadora com engrenagens em plástico,  fato esse que há algum tempo vem se modernizando e também exigindo engrenagens em aço, pelo fato de constante manutenção pós garantia e o dispêndio financeiro, o uso de engrenagens em aço não é uma característica de uma marca ou revendedor, portanto essa característica poderá ser solicitada sem que seja restringido a concorrência, pois a maioria das fragmentadoras projetadas para uso constante e governamental dispõem de todas as engrenagens em aço.
        Sabemos que normalmente os usuários não contam os papéis para inserir na máquina, não há tempo e nem paciência para ficar contando papéis antes de inserir na fragmentadora, portanto na prática é pego um bloco de papéis de forma aleatória sendo inserido muitas vezes na máquina mais folhas que a capacidade máxima do equipamento. Quando isso ocorrer, a fragmentadora dará um travamento brusco e se as engrenagens forem plásticas esse travamento irá desgastá-las muito rápido, proporcionando frequentes manutenções e custos desnecessários com peças de reposição, no caso a troca da engrenagem.
        Ocorre que se não for solicitado esta característica o órgão receberá fragmentadoras com engrenagens plásticas, porque são mais baratas, fato esse que são equipamentos de tecnologia diferente, daí o valor bem abaixo e a sua fragilidade. Ademais, existe também fragmentadoras com engrenagens mistas, que contem na mesma máquina engrenagem de plástico e engrenagem em aço. Assim, é importante e relevante que sejam solicitadas que TODAS as engrenagens sejam em aço.
            A utilização de engrenagens fabricadas em aço-carbono são mais vantajosas devido à sua maior leveza e resistência em relação às engrenagens metálicas. Em artigo do Prof. Fabio Domingos Pannoni, PhD e Especialista em Engenharia de Proteção Estrutural da Gerdau Açominas S.A., disponível em www.gerdau.com.br/arquivos-tecnicos/12.brasil.es-ES.force.axd‎, “O Carbono aumenta a dureza e a resistência, mas, por outro lado, afeta a ductilidade e a soldabilidade. Assim, pequenas quantidades de outros elementos de liga são utilizados na melhoria das propriedades do aço, obtendo o máximo em propriedades de uma liga contendo um baixo teor de Carbono”. O mesmo autor aponta ainda que “Aços de médio carbono, com 0,3 < [C] < 0,7%, são aços utilizados em engrenagens, bielas, etc.. São aços que, temperados e revenidos, atingem boa tenacidade e resistência; Aços de alto teor de carbono, com [C] > 0,7%. São aços de elevada dureza e resistência após a tempera, e são comumente utilizados em molas, engrenagens, componentes agrícolas sujeitos ao desgaste, pequenas ferramentas, etc.”.
        Para conclusão, é fato caso não seja mencionado sobre que tipo de material deverá ser feito as engrenagens da máquina, com certeza receberá fragmentadoras com Engrenagens Plásticas (que torna a fragmentadora bem mais barata e frágil) e com a vida útil baixa, ou seja, antes mesmo do término do período de garantia será necessário o acionamento da assistência técnica, mas tende a se desgastar e danificar em pouco tempo de uso, mesmo com o período de garantia o usuário ficará com sua fragmentadora indisponível até o retorno da manutenção, mesmo estando no período de garantia. Diante do exposto, é recomendado que se consagre o princípio da eficiência e da economicidade, sendo assim é prudente e de alta relevância a inclusão á especificação Todas as Engrenagens em aço.




DEPARTAMENTO TÉCNICO

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