Engrenagens das
fragmentadoras
As
engrenagens podem ser plásticas, mistas ou metálicas. Engrenagens Plásticas,
qualquer travamento brusco (inserção de mais folhas que a capacidade máxima da
máquina), a primeira peça que irá quebrar é a engrenagem, manutenção essa de
aproximadamente 25 % do valor da fragmentadora.
As
empresas que comercializam fragmentadoras normalmente possuem fragmentadora com
dispositivo plástico ou em aço em sua linha de produtos, já que se utilizam
para o setor corporativo fragmentadora com engrenagens em plástico, fato esse que há algum tempo vem se
modernizando e também exigindo engrenagens em aço, pelo fato de constante
manutenção pós garantia e o dispêndio financeiro, o uso de engrenagens em aço não
é uma característica de uma marca ou revendedor, portanto essa característica poderá
ser solicitada sem que seja restringido a concorrência, pois a maioria das
fragmentadoras projetadas para uso constante e governamental dispõem de todas
as engrenagens em aço.
Sabemos
que normalmente os usuários não contam os papéis para inserir na máquina, não
há tempo e nem paciência para ficar contando papéis antes de inserir na
fragmentadora, portanto na prática é pego um bloco de papéis de forma aleatória
sendo inserido muitas vezes na máquina mais folhas que a capacidade máxima do
equipamento. Quando isso ocorrer, a fragmentadora dará um travamento brusco e
se as engrenagens forem plásticas esse travamento irá desgastá-las muito
rápido, proporcionando frequentes manutenções e custos desnecessários com peças
de reposição, no caso a troca da engrenagem.
Ocorre
que se não for solicitado esta característica o órgão receberá fragmentadoras
com engrenagens plásticas, porque são mais baratas, fato esse que são
equipamentos de tecnologia diferente, daí o valor bem abaixo e a sua
fragilidade. Ademais, existe também fragmentadoras com engrenagens mistas, que
contem na mesma máquina engrenagem de plástico e engrenagem em aço. Assim, é
importante e relevante que sejam solicitadas que TODAS as engrenagens sejam em
aço.
A utilização de
engrenagens fabricadas em aço-carbono são mais vantajosas devido à sua maior
leveza e resistência em relação às engrenagens metálicas. Em artigo do Prof.
Fabio Domingos Pannoni, PhD e Especialista em Engenharia de Proteção Estrutural
da Gerdau Açominas S.A., disponível em
www.gerdau.com.br/arquivos-tecnicos/12.brasil.es-ES.force.axd, “O Carbono
aumenta a dureza e a resistência, mas, por outro lado, afeta a ductilidade e a
soldabilidade. Assim, pequenas quantidades de outros elementos de liga são
utilizados na melhoria das propriedades do aço, obtendo o máximo em
propriedades de uma liga contendo um baixo teor de Carbono”. O mesmo autor
aponta ainda que “Aços de médio carbono, com 0,3 < [C] < 0,7%, são aços
utilizados em engrenagens, bielas, etc.. São aços que, temperados e revenidos,
atingem boa tenacidade e resistência; Aços de alto teor de carbono, com [C]
> 0,7%. São aços de elevada dureza e resistência após a tempera, e são
comumente utilizados em molas, engrenagens, componentes agrícolas sujeitos ao
desgaste, pequenas ferramentas, etc.”.
Para
conclusão, é fato caso não seja mencionado sobre que tipo de material deverá
ser feito as engrenagens da máquina, com certeza receberá
fragmentadoras com Engrenagens Plásticas (que torna a fragmentadora bem mais
barata e frágil) e com a vida útil baixa, ou seja, antes mesmo do término do
período de garantia será necessário o acionamento da assistência técnica, mas
tende a se desgastar e danificar em pouco tempo de uso, mesmo com o período de garantia o usuário
ficará com sua fragmentadora indisponível até o retorno da manutenção, mesmo
estando no período de garantia. Diante do exposto, é recomendado que
se consagre o princípio da eficiência e da economicidade, sendo assim é
prudente e de alta relevância a inclusão á especificação
Todas as Engrenagens em
aço.
DEPARTAMENTO TÉCNICO
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